quinta-feira, 14 de junho de 2012

A história do Death Metal

Nenhum comentário:
Os baianos do Headhuter D.C há mais de 20 anos de estrada, são um dos maiores representantes do Death Metal no Brasil
Death metal (inglês para "metal da morte") é um subgênero do heavy metal. Surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, como EUA, Brasil e Suécia, na década de 1980. O estilo tem raízes no Thrash metal, porém ele apresenta mais agressividade que seu antecessor, letras com temas niilistas, sobre violência, morte e sobre a fragilidade da vida humana


Características do estilo


O vocal gutural é uma das características mais notáveis das bandas de death metal. Os vocais normalmente em geral são guturais graves (podendo ter algumas variações para guturais agudos, o vocal scream), porém algumas bandas usam vocal rasgados como o Possessed.
A bateria é mais cadenciada e faz uso intensivo da técnica de "Blast Beat" que emite um som semelhante ao de uma "metralhadora",ou então batida bate-estaca, similar a do Hardcore porém mais acelerada.
Guitarras bem distorcidas e baixos com andamentos bem acelerados
As letras das bandas do estilo possuem temas mórbidos relacionados com a morte, violência, filmes de terror, filosofia, batalhas épicas e outros.


Origem do termo


A origem do termo death metal é controversa, assim como qual seria a primeira banda do gênero. Consta que a primeira aparição do termo foi numa entrevista com o Venom. Quando perguntados sobre que tipo de música eles tocavam, os membros do grupo responderam: "Nós somos black metal, death metal, thrash metal...". Uma outra aparição pioneira do termo foi a coletânea Death Metal (1984), lançada pela gravadora alemã Noise. Ela incluía canções do Helloween, Hellhammer e Running Wild. Também em 1984 o Possessed lançou sua demo denominada death metal, antecessor do álbum Seven Churches, álbum clássico de 1985. O nome da demo vinha da música homônima que participava da demo mas assim como as outras três músicas da demo ficaram conhecidas com o lançamento do Cd no ano seguinte. Apesar disso, a banda se auto-intitulava thrash metal na época.
Em relação às bandas, na Europa o Bathory, o Sodom e Celtic Frost tomaram o termo para si. Nos Estados Unidos surgiam o Mantas (futuro Death) e o Master. A última tinha gravado um disco para a gravadora Combat em 1985; porém nunca foi lançado. Apesar disso, as demonstrações do Master foram bastante influentes no underground americano, assim como o Deathstrike, projeto paralelo do líder da primeira banda.


História do death metal


Anos 80: A primeira geração
Headhunter DC

O death metal surgiu no início dos anos 80, quando as bandas primordiais estavam sendo montadas, por volta de 1982 bandas como Hellhammer, Sodom, Possesed e Death estavam iniciando suas atividades, a princípio o death metal tinha como influencias básicas o thrash metal praticado por bandas como Venom, Warfare, Atomkraft, Slayer, Voivod, Living Death, e o hardcore punk de bandas como GBH, Agnostic Front, Dissension, D.R.I. e Discharge. Em 1984 o Sodom lança o In The Sign Of Evil, um disco bem cru com uma sonoridade oscilando entre death metal e black metal. Em 1985, o Possessed Lança o Seven Churches grande clássico do gênero, considerado por muitos o primeiro álbum de death metal, no mesmo ano sairiam Endless Pain (Kreator), Bestial Devastation (Sepultura) e Hell Awaits (Slayer).
O ano de 1986 certamente foi o ano definivo do death metal, pois nesse ano começam a surgir álbuns cada vez mais rapidos e com sonoridades cada vez mais viscerais, o death metal mostrava sua força e que veio para ficar. Muitos consideram Reign in Blood do Slayer, como influencia principal para tudo o que se viria a chamar death metal depois desse lançamento, apesar de comumente considerarem Slayer uma banda de thrash metal, esse álbum mostrava características fortes de death metal em faixas como "Angel of Death", "Necrophobic" e "Jesus Saves", foi considerado na época um álbum de death metal. Outros álbuns marcantes daquele ano foram Pleasure to Kill (Kreator), Antes do Fim (Dorsal Atlantica), Morbid Visions (Sepultura), Obsessed by Cruelty (Sodom), Bloody Vengeance (Vulcano), Strappado (Slaughter).


Por volta de 1987 as cenas com mais adeptos do gênero eram na Alemanha com Sodom, Kreator, Minotaur, Poison (não confundir com o Poison americano, que é glam metal), no Brasil com Headhunter D.C., Mutilator, Holocausto, Sepultura, Sarcófago, Dorsal Atlântica e Vulcano, e nos EUA com Possessed, Death e Sadus. Em 1987 o Napalm Death lança o Scum mostrando ao mundo um grindcore cheio blast beats, que viria a influenciar e muito as bandas surgidas a partir de então.
Em 1989 o Terrorizer lança o World Downfall, álbum que oscila entre death metal e grindcore, considerado por muitos um dos pioneiros do Brutal Death Metal. Nesse mesmo ano o Morbid Angel lançaria o Altars of Madness, considerado um dos maiores clássicos do death metal, esse disco reforça características que se tornaram marcantes no death metal com o passar dos anos como vocal gutural, timbragem grave e blast beats, também foi considerado um marco pelo acréscimo de técnica instrumental diferente das bandas mais antigas, que faziam um som mais cru e direto.


Anos 90: A segunda geração


Slavery


A segunda geração foi de fato a responsável pela afirmação e notoriedade do death metal na cena underground atual. Com caracteríticas mais agressivas e vicerais, devido a influência herdada do grindcore já no fim dos anos 90, novas bandas surgiram já rotuladas como death metal, diferente da década de 80 onde as bandas que começaram a formação do death metal eram bandas de thrash que incorporavam certas características que não correspondiam ao thrash metal e que tornavam o som mais agressivo.
Dentre as características que equalizaram o death metal noventista, destacamos, guturais extremamente graves, baixa afinação das guitarras, uso intenso de blast beats (característica herdada do grindcore), melhora considerável nas técnicas musicais, dentre outras muitas características que são evidenciadas nas vertentes que surgiram a partir dessa evolução do death metal. Dentre as bandas pioneiras dessa nova geração, podemos destacar: Carcass, Morbid Angel, Cannibal Corpse, Calvary Death, Obituary, Bolt Thrower e Death. Essas bandas lançaram álbuns que se tornaram referência dentro da cena, como os álbuns Symphonies of Sickness e Necroticism-Descanting the Insalubrious da banda Carcass, com temática gore, guturais extremamente graves e um som revolucionador com muita técnica e velocidade aliadas.


Sub-gêneros


Blackened death metal
Mystifier

O blackened death metal possui uma temática preponderantemente "satânica", este sub-gênero mistura elementos da sonoridade death metal com o black metal. Isso pode incluir: alternância entre vocal gutural e "rasgado"; maior ênfase na técnica musical (diferente da crueza padrão do Black metal); e a inclusão ocasional de riffs mais "melódicos" que o black metal, e mais sombrio nos climas que o death metal. É intermediário entre os estilos, não propriamente uma sub-divisão do death metal simplesmente.
Algumas bandas: Angelcorpse, Bathory, Behemoth, Dissection, Frost Like Ashes, Blasphemy, Zyklon, Belphegor, Crionics, Sarcófago e Imperium of Iblis.


Brutal death metal
Geminicarius


O Brutal Death Metal é o estilo mais extremo do Death Metal, bandas como Krisiun, Nile, Suffocation, Cannibal Corpse, Immolation entre outros grandes nomes, são grandes precursores deste género. O estilo é caracterizado por um vocal extremamente gutural, com letras cantadas de forma lenta seguindo os riffs da guitarra e com bruscas mudanças de tempo.
Algumas bandas: Cannibal Corpse, Suffocation, Hate Eternal, Nile, Devourment, Disgorge, Mortician, Azarath, Lost Soul, Skinless, Krisiun.




Death metal melódico
Forsaken


O death metal melódico apresenta mais melodia e harmonias nas guitarras. Musicalmente, um resgate do NWOBHM ou uma incorparação dos riffs mais "melódicos" do Doom-death metal, acelerando-os. Este subgênero foi associado originalmente ao Carcass que, no disco Heartwork, influenciou as maiores bandas do estilo.
Algumas bandas: Carcass, Amon Amarth, At the Gates, Dark Tranquillity, Hypocrisy, Arch Enemy, Darkest Hour, In Flames, Eucharist, Scar Symmetry, DevilDriver, Immortal Souls, Drowned, Sonic Syndicate e Children of Bodom.
Arch Enemy, uma das mais conhecidas bandas de death metal melódico.



Death metal progressivo
 O death metal progressivo (ou Progressive Death/Prog Death) incorpora as características de mudança de tempos e ritmos do metal progressivo, porém alterna entre o vocal gutural com a instrumental mais distorcida e agressiva para vocais limpos, ritmo desacelerado, violões, entre outros.
Algumas bandas: Edge of Sanity, Opeth, Pantokrator, Extol, Pan-Thy-Monium, Hypocrisy e Gojira.


Death metal técnico
Tharsis

O death metal técnico é um estilo partilhado por poucas bandas porém muito influente. O foco é a complexidade musical e a técnica instrumental. Às vezes mostra forte influência do jazz.
Algumas bandas: Atheist, Dying Fetus, Cryptopsy, Indwelling, Cynic, Divine Heresy, Nocturnus, Death, Necrophagist, Nile, Capharnaum e Brain Drill.


Death/Doom



(Banda Desidium)


O death/doom é um sub-gênero que, em princípio, misturava o doom metal "tradicional" do Candlemass e Trouble com o metal extremo do Death e Morbid Angel. Essa mistura incorpora os andamentos lentos, o clima melancólico e os riffs inspirados em Black Sabbath, do Doom, juntando-os à velocidade, os vocais guturais e os riffs atonais do death metal.

Algumas bandas: Cathedral, Paramaecium, Incantation, Antestor, Anathema, My Dying Bride, Frailty, Amorphis, Acid Witch, Alone Stale e Necros Christos.



Deathgrind\Splatter
Into The Corpse

O deathgrind é um gênero de fusão do brutal death metal com o grindcore, com influências do deathcore. É uma nova tendência que tem ganhando boa notoriedade dentro da cena do death metal atual, com bandas como Waking the cadaver, The Partisan Turbine e Misericordiam. O estilo tem como principais características, andamentos extremamente rápidos da bateria, guitarras distorcidas e que emitem um som abafado, riffs variantes, que ora são rápidos e acelerados, ora são mais lentos e cadenciados, músicas de curta duração, em algumas bandas notamos a presença de breakdowns e vocal pig squeal oriundo do grindcore. As letras das músicas geralmente abordam temas relacionados à morte, multilação, doenças patológicas e em algumas bandas pornografia e sexo explícito.

Deathcore


Com o aumento da popularidade do metalcore, traços modernos deste estilo têm sido usados no death metal. Bandas como Whitechapel, Carnifex, Chelsea Grin, Impending Doom (US), The Red Chord e Suicide Silence combinam metalcore com death metal. Características do death metal tais como o andamento rápido e dinâmico na bateria (incluindo a metranca), baixa-sintonia das guitarras, "distorções" e vocais guturais são combinados com riffs mais lentos, candenciados e breakdowns. No caso de alguns grupos, como Despised Icon e Bring Me the Horizon, temas líricos são menos centrados em morte e violência, e mais em questões pessoais, como a solidão e a condição humana. Este híbrido de metalcore/death metal é frequentemente referido como deathcore.

Death Metal Sinfônico
Malefactor



Estilo que inclui a agressividade do Death Metal com traços sinfônicos,vocais rasgados ou guturais.blast beats sincronizados com andamento rápido e sincronizado,temas baseados em mitologia e ocultismo,tem presença forte de traços sinfônicos com a utilização de teclados e orquestrações.
Algumas bandas: Fleshgod Apocalypse, Septic Flesh, The Monolith Deathcult


Hardrons - Hardrons EP (2010)

Um comentário:
Ficção científica e experiências pessoais. Essas são as inspirações para a sonoridade ruidosa e psicodélica da Hardrons, cujo nome é inspirado no Grande Colisor de Hádrons, aparelho gigantesco que os físicos utilizam para simular explosões de partículas similares as que deram origem ao nosso universo. As músicas da banda, formada por cinco rapazes soteropolitanos, fãs de Black Sabbath e Pink Floyd, falam de vida, morte, paixão, fúria e cerveja radioativa. No momento eles gravam músicas e preparam shows que os trazem de volta aos palcos. Eles que são ex-integantes das bandas Mistery (o vocalista Gil) e Game Over Riverside ( Léo Cima, Ricardo Cidade, Sérgio Moraes e Leko Miranda), com passagens em eventos de peso como o show das bandas do programa Encarte da TV Salvador e festivais furiosos como o Palco do Rock. Somam estilos distintos como o metal e o noise numa formação que explora os lados sombrios e luminosos de um universo em expansão.

Banda: Hardrons

Origem: Salvador\Ba

Gênero: Post Rock\Psicodelico

Album: Hardrons (EP)

Ano: 2010

Formação:

Ricardo Cidade - Baixo
Sergio Moraes - Guitarra
Leonardo Cima - Bateria
Gil - Voz

Tracks:

01-Fractal Venus
02-Man of Action



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...