quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dois Sapos e Meio - Obrigado Vasquez (1999)


Release Álbum:
Joinville - Formada em 1994, a banda soteropolitana Dois Sapos e Meio derruba as crenças de que música baiana é axé e de que só se pode fazer um bom disco sob a égide das majors. "Obrigado Vazquez", primeiro CD do quinteto, agrega ao rock o balanço do funk, o peso do metal, a verborragia do hip hop, as experimentações psicodélicas, a velocidade do hardcore e a maturidade nas letras, mistura alinhavada por um estilo personalíssimo, característica ausente dos trabalhos monocórdicos de seus conterrâneos que empestam as rádios do País. Independente até a alma, o álbum só não vai além das sete faixas porque a verba para a gravação não permitiu; roda de mão em mão ou via correio, sem distribuição em lojas. O próprio vocalista Guima Pereira estranhou o fato de um dos discos ter chegado a Santa Catarina.

Com pouco mais de 17 minutos, "Obrigado Vazquez" (uma homenagem ao produtor do disco) foi gravado em 1998, mas só chega neste ano ao público que acompanha a cena independente. Sem badalação, é forte candidato a melhor álbum nacional de 1999, embora não sintetize a fase que o grupo vive atualmente. O genial guitarrista Peu Sousa deu lugar a Marcos Vaz, que também pilota samplers recém incorporados à banda. Lucas, baterista argentino, ocupa o posto que durante as gravações foi de Giló, membro do Catapulta, outro grupo baiano de respeito. "Não dá para ter uma idéia do que é a banda, hoje, só por estas sete músicas", diz Guima.

O vocalista diz que o segundo disco deve sair no próximo ano trazendo elementos da música nordestina e toques eletrônicos, uma contradição que só faz sentido quando executada "com o groove da Dois Sapos e Meio", para Guima um ingrediente imprescindível. "Nosso som não tem definição, depende do ponto de vista de quem ouve", diz. "A gente costuma brincar e dizer que é sapocore!".

"Brejo Sound" abre o álbum com o coaxar dos sapos e é aperitivo insuspeito para "Jingle Bell", uma sátira ao clima natalino e ao próprio rock que alterna passagens contidas a compassos explosivos. Hoje uma música completa chamada "Inquietude", "Groove Pop" aparece como tema instrumental de guitarras funk mescladas à tradição festeira dos trios elétricos. Segue-se "Jardins da Imaginação", uma metáfora para o potencial alucinógeno dos vegetais reunindo muitas referências sonoras, lembrando muito o funk metal de ingleses como Ignorance e Scat Opera.

"Secretária Eletrônica" poderia ser a faixa mais agressiva do álbum se não fosse a descontração dos vocais divididos por Guima e Léo Preto que a aproximam do hip hop. Como em "Jardins", é uma música que reveza momentos distintos, várias músicas dentro de uma única canção falando sobre o inferno que é viver sob pressão do telefone. Menos suingada que "Groove Pop", "Zangado" também é uma vinheta instrumental de um tema só, balanço substituído pela obsessão guitarreira. Fecha o disco "Alucinação", um exercício de estúdio em que as guitarras somem e reaparecem dos canais em alternância com os vocais no megafone. A parte instrumental soa abafada por nuvens psicodélicas, saindo volta e meia para dar corpo e confusão à música. "A nossa idéia de psicodelia com rap e melodia sempre existiu, mas agora está mais amadurecida", avisa Guima.(fonte)


Banda: Dois Sapos e Meio

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Metal\Rock\Psicodélico\Hip Hop\Hardcore

Álbum: Obrigado Vasquez

Ano: 1999

Formação:
Guima Pereira: Voz
Pêu Souza: Guitarra
Baixo: Ch
Giló: Bateria

Tracks:
1-Brejo Sound
2-Jingle Bell
3-Groove Pop
4-Jardins da Imaginação
5-Secretária Eletrônica
6-Zangado
7-Alucinação



11 comentários:

VAZQUEZ disse...

17 de janeiro meu aniversario. O baixo na gravação é do Renato Nunes da banda Diamba e não do ch. e o disco tem 7 faixas não por falta de verbas e sim porque foi projectado assim. VAZQUEZ..

VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...

Outra coisa: o fundador e motor da banda era seu baterista Mario Sergio que não vem ao caso por motivos alheios não gravou a batería. Vazquez

VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VAZQUEZ disse...

Os comentarios excluidos foram por mim. VAZQUEZ

Anônimo disse...

Mario Sergio na época havia sido preso, num foi isso! Logo em seguida o pai mandou ele ir pra Inglaterra.

Vazquez disse...

O unico que interessa e fala por si mesmo é o resultado do trabalho. Fuiiiu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...