sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TME Entrevista: Valter Musael (Trepanator)

Nenhum comentário:
Trepanator é uma banda de Thrash Metal formada em 2008 que tem como sua principal característica a pegada 80’s. Influenciados pelo som cru e agressivo característico da cena Thrash alemã, pela insana pegada americana, passando pelo NWOBHM e pelo Speed/Thrash canadense, Gil Ferreira (Vocal), Alan Botehlho (Guitarra), Adriano Veiga (Baixo), Danilo Baptista (Batera) e Valter Musael (Guitarra) vem se destacando com suas apresentações enérgicas e agressivas, fazendo um Thrash digno e violento que mantém os Bangers “batendo cabeça” instintivamente! Com letras em inglês e português, como clara alusão às bandas brasileiras clássicas no gênero como Korzus, Taurus, Anthares e Dorsal Atlântica, a Trepanator vem se destacando e conquistando seu espaço na cena, tanto na capital como no interior.
Idealizadores do evento “Violent Trepanation”, que este ano chega a sua quarta edição, a banda vem movimentando a cena soteropolitana e abalando as estruturas da The Other Place em cada apresentação!
Hoje, em um papo descontraído com o guitarrista Valta Musael, discutimos um pouco mais sobre o Violente Trepanation, que acontece neste sábado (12) e contará com a vota aos palcos da Insaintfication, sobre a cena Bager na capital e no interior e muito mais! Confiram!

The Mind’s Eye: Primeiro de tudo... Já estamos chegando à quarta edição do Violent Trepanation, como surgiu a ideia do evento, o conceito principal?

Valter Musael:
A ideia surgiu a partir da vontade de produzir eventos, assim como outras bandas como, por exemplo, Keter e Escarnium vêm fazendo. Aliada a necessidade em um primeiro momento de a banda fazer shows. Inclusive, o nome do evento é inspirado em uma música nossa que fala sobre uma trepanação brutal ou trepanação violenta, literalmente.

TME:
Visto que o evento já tem se tornado uma referência de shows underground aqui em salvador, nessas quatro edições, o que você pode dizer sobre a receptividade do público para com o evento? Vem correspondendo às suas expectativas?

Valter:
A receptividade do publico sempre nos surpreende, pois quando menos esperamos que vai dar gente, o publico mostra a força que tem em Salvador, visto que das três edições anteriores, uma delas foi num domingo chuvoso e o publico estava lá. Com certeza é surpreendente e muito gratificante para nós da Trepanation Produções ter nossas expectativas sempre nos superadas!

TME:
Observamos que, se não estiver enganado, todas as edições anteriores sempre se realizam no mesmo local.

Valter Musael:
Correto.

TME:
Tornando-o, assim, uma espécie de tradição, um local já conhecido dos bangers soteropolitanos...
Essa escolha do local “sede” é um proposital?

Valter Musael:
É sim! Principalmente pela facilidade de localização. Se você parar pra observar, o local é de fácil acesso pra quem vem de todos os cantos de Salvador; seja da cidade baixa, Rótula do Abacaxi, Orla, subúrbio ferroviário... A grande questão é a facilidade para o publico.
Sem contar também que contamos com apoio e parceria do pessoal do The Other Place que sempre nos acolhe de portas abertas!

TME:
Isso tudo baseado nas suas próprias experiências enquanto público...

Valter Musael:
Isso. Quando não organizamos eventos somos público e vemos o sacrifício que é pra chegar em lugares como Rio Vermelho, Piatã e outros lugares que tem espaço para shows.

TME:
A propósito, como surgiu essa parceria com a The Other Place?
Valter Musael:
O vocalista e o baixista do Trepanator já conheciam Nilton há um bom tempo e isso facilitou a conversação para que fosse organizado o primeiro Violent Trepanation, depois desse primeiro a parceria se concretizou e agora chegamos, neste sábado, à quarta edição do evento.

TME:
Dessa vez nós teremos um ícone do Thrash Metal baiano, a Insaintfication!
Com certeza uma das grandes influências pra muitas bandas da nossa região e que estava meio fora da ativa. Foram vocês os responsáveis por essa volta?

Valter Musael:
Sim, já havia a proposta da gente tocar com eles, pois eu conheci Luciano Campos ano passado no show do Farscape no Rio Vermelho através de John Araújo e fomos conversando sobre essa possibilidade.
Procuramos ver a melhor data principalmente para o baterista, Beens, que também toca com o Headhunter e estão em tournée do novo álbum, até que chegamos ao acerto do sábado que estar por vir e tenho certeza que o público vai gostar de ver os caras novamente no palco destroçando tudo!


TME:
Com certeza!
Além da Insaintfication, o que mais podemos esperar desse show?
O que a Trepanator vem preparando pra essa data?




Valter Musael:
Os caras da Behavior também estarão lá fazendo o seu excelente show divulgando o novo cd.
Já nós, preparamos um cover novo e, pra quem não viu, poderá conferir o cover dos alemães Sodom e outro cover de uma das nossas principais influências, o Slayer!
Teremos a Devouring, banda de Simões filho de Death Metal. Quem não chegar cedo vai perder uma das melhores bandas de Simões Filho!

TME:
Além disso, o que mais a Trepanator tem preparado pra 2013? Alguma novidade pra esse ano?

Valter Musael:
Se tudo ocorrer como esperado, iremos gravar nosso EP e temos mais duas edições do Violent Trepanation já agendadas para depois da gravação. E também, pretendemos agendar o máximo de shows no interior da Bahia para mostrar o nosso thrash metal para o publico de lá.

TME:
Falando em interior... A Trepanator já fez alguns shows por lá. Como vocês avaliam o cenário e o público do interior?

Valter Musael:
Uma cena muito forte e bastante unida! Como tem poucos shows no interior o pessoal vai em peso!
Na verdade, só tocamos em dois lugares fora de Salvador, poções e alagoinhas.
Houve outros eventos que foram feitos em Jequié e Jacobina, mas infelizmente, por alguns problemas, acabaram não rolando. Mas sei que a cena lá é forte e bastante unida!

TME:
Vocês também em tocaram em regiões metropolitanas...

Valter Musael:
Sim, em Simões Filho. Tocamos ládia 19 de maio do ano passado, foi um evento muito foda!
O publico reagiu muito bem com o nosso Thrash Metal!

TME:
Acha que tem algo que possamos aprender com as atitudes dos Bangers do interior e regiões metropolitanas?

Valter Musael:
Sim, sem sombra de duvidas! Como falei o pessoal é unido no interior, ou seja, não há brigas ou discussões, há um sentimento de união, de curtir aquele show seja ele de que banda for.

TME:
Acha que ainda veremos essa união por aqui?

Valter Musael:
Os Bangers do interior vão lá para conhecer as bandas novas que estão tocando. Se todos fizerem um esforço e deixar de pensar em si para pensar no grupo poderemos ver sim. Porém acho difícil. Acho que deveríamos deixar de pensar em formar “panelinhas” e pensar como um todo. A cena de Salvador é muito forte e se houvesse união quem sabe não poderia ser bem maior que a de São Paulo??? É uma coisa a se pensar...

TME:
Com certeza!
Bom, Valter... O espaço agora é todo seu.
Gostaria de deixar alguma mensagem pra galera ou convocar todos pra mais esta celebração ao Heavy Metal que acontecerá no próximo sábado?

Valter Musael:
Agradeço a você, Julio, pelo espaço e pelo interesse em fazer essa entrevista! Gostaria de chamar o público para o segundo evento de Heavy Metal do ano onde A Insaintfication voltará aos palcos após mais de dois anos sem tocar, e s caras estão sedentos para fazer um grande show para os bangers de Salvador! Lembrando também que a Behavior fará neste evento o seu ultimo show antes de entrar em estúdio para gravação do novo álbum! Nós da Trepanator também estaremos fazendo nossa primeira e ultima apresentação no primeiro semestre de 2013 e o Devouring fazendo seu primeiro show no ano! Portanto, vai ser um evento pra quem gosta de Heavy Metal, será uma celebração com boas bandas e a volta da Insaintfication! Todos com certeza darão o seu melhor para que o público de Salvador saia satisfeito do show e com gostinho de quero mais!


TME:
Com certeza será um evento foda e estaremos lá!

Valter Musael:
\m/
"De fuder"!

TME:
Valter, mais uma vez, valeu pela disposição e bom show!

Valter Musael:
Tá tranquilo man! Valeu!
\m/


Originalmente publicado no blog The Mind's Eye
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...