quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vendo 147: Instrumental Rock ( Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:

Release:

Banda com duas guitarras é bem comum. Sem guitarra você já deve ter visto. Sem baixo, eventualmente. Sem vocalista, idem. Com dois vocalistas? Claro. Mas se você, roqueiro ou não, acha que já viu de tudo nessa vida, muita calma nessa hora. Que tal...dois bateristas? Sim, dois bateristas, porque não? 

Vejam bem, estamos falando de dois bateristas, e não de duas baterias. A bateria continua reinando única, soberana. A novidade é que resolveram contrariar as leis da física e inventaram que dois bateristas podem, sim, ocupar o mesmo lugar no espaço. E a mesma bateria também. Assim nasceu o “clone drum”. Na essência, a coisa é simples: um mesmo bumbo tocado por duas pessoas, uma de frente para a outra, sincronizadas, como gêmeas, clones.

Quem inventou isso? Bom, os primeiros a lançarem a moda foram os suíços do Monsters. Há quem diga que já se fez isso na Suécia também. Mas não é que uns malucos da Bahia resolveram importar a invenção? Dando nome aos bois: Glauco Neves e Dimmy "O Demolidor" Drummer, os “bateristas-clones”, Enio Nogueira e Bruno Balbi, nas guitarras, e Caio Parish, no baixo. 

Alguns deles são velhos conhecidos do rock baiano. Glauco é ex-baterista da Vinil 69 e da Pessoas Invisíveis; Dimmy tocava no Honkers; Enio hoje comanda a banda Enio e a Maloca; Bruno tocou na Neologia e faz parte da banda Tabuleiro Musiquim; Caio foi baixista da Trevo Robótico. Eles formam a Vendo 147, uma banda que diz fazer música instrumental, sem pretensão e sem rótulo.

Mas, aqui pra nós, é muito fácil pôr abaixo as duas afirmações dos caras. Apesar de não querer ser rotulada, é inegável dizer, pelo menos, que a banda toca rock. Rock de verdade, como dizem alguns roqueiros velhos, órfãos, saudosistas. Rock bem tocado. Atual, mas com um leve toque de ontem. Virtuoso, sem ser chato. Rock pra quem odeia e pra quem adora rock. Pra suíços e baianos.

Banda: Vendo 147

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Rock Instrumental

Formação Atual:
Glauco Neves (Bateria)
Dimmy "O Demolidor" Drummer (Bateria)
Enio Nogueira (Guitarra)
Bruno Balbi (Guitarra)
Caio Parish (Baixo)

Discografia:
Vendo 147 (EP-Skat on Matic-2009)
Vando 147 (Satangoz-2009)
Vendo 147 (Godofredo-2011)

Links
Contatos:
(71) 8804-7440/9242-0374 (Dimmy)
(71) 8759-7710/9272-9124 (Taty)

Email
assessoria@vendo147.com

Peito de Planta: Instrumental Rock (Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:

Release:
A banda teve sua origem no ano de 2009, a partir de encontros entre amigos para se divertirem em uma simples tarde de domingo. Desde então, a Peito de Planta transformou-se em um grupo de música instrumental, mesclando temas de rock psicodélico, funk, reggae, blues e até mesmo brega. Em sua primeira formação, contava apenas com dois integrantes, Igor Andrade (guitarra) e Matheus Spiller (bateria) sendo bastante minimalistas em suas composições. Após alguns meses, Bruno Veronez (baixo) e Enzo Marques (bongô) inseriram uma maior riqueza musical a banda. 

As apresentações sempre intercalam músicas ensaiadas ou temas criados no exato momento do show, transformando-se assim em uma grande jam session, sendo esta uma das propostas da banda, que é criar a trilha sonora para situações adversas não se prendendo há apenas uma linha de criação. A Peito de Planta esquentou as turbinas na agitada boemia de Salvador, em apresentações em casas noturnas do Rio Vermelho e Centro Histórico. O circuito universitário e até uma exposição de artes plásticas também contaram com a trilha sonora da banda. Participou recentemente da 2ª Convenção Baiana de Malabarismo, atuando juntamente as apresentações dos artistas.
Atualmente, o grupo encontra-se em estúdio, preparando-se para gravar o seu primeiro EP e divulgar o seu material pelo circuito soteropolitano. 


Banda: Peito de Planta

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Instrumental\Rock\Psicodelico

Formação:
Bruno Veronez - Baixo
Enzo Marques - Bongô
Igor Andrade - Guitarra
Matheus Spiller - Bateria

Links:

Domingo Rock com: Imundos e Pastel de Miolos dia 27/01

Nenhum comentário:

Evento: Domingo Rock
Bandas: Pastel de Miolos e Imundos
Dia: 27 de Janeiro de 2013
Hora: 20:00 hs
Local: TDubliners Irish Pub
Cidade: Salvador \ Bahia
Valor: 10,00 conto

Hessel: Instrumental Rock (Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:


Release:
A Hessel é um power trio instrumental de Salvador, BA. Diferente do que imaginaria o senso comum, o grupo não foca em virtuose ou músicas longas, intricadas; a prioridade é sempre manter a energia e a visceralidade do rock'n'roll intactas. No início de 2000, ainda em seu estágio embrionário, a Hessel acumulou a experiência de amigos em diversas vertentes do rock – do indie ao death metal, passando pelo funk rock. A Hessel fez o seu show de estréia na noite instrumental do Festival Big Bands 2011, ao lado da Retro_Visor, Peito de Planta e Tentrio. No dia 22 do mesmo mês a banda foi foco de uma matéria no Caderno 2+ do jornal A Tarde. O final de janeiro de 2012 levou a Hessel para Vitória da Conquista/BA, no intuito de participar do projeto Sexta Básica, organizado pelo coletivo Suíça Bahiana, dividindo o palco novamente com a Tentrio. Em fevereiro, a Hessel foi escolhida como “Banda do mês” pela revista literária VERBO21. Abril traz o segundo lançamento do grupo, um split single virtual com a Tentrio promovido pela Brechó Discos.

Banda: Hessel

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Instrumental\Rock

Formação:
Zé Felipe – guitarra
Mário Baqueiro – baixo
Lucas Furtado - bateria

Links:


Retrofoguetes: Instrumental Rock (Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:

Release:

Nascidos nos primeiros anos da década de 70, Rex (Bateria), Julio Moreno (Guitarra) e CH Straatmann (Contrabaixo) cresceram mergulhados no universo pop dos quadrinhos, desenhos animados, cinema e seriados de tv. O que eles não sabiam é que tudo isso, juntamente com uma bagagem musical que inclui surf music, música circense, latin jazz, cocktail lounge, spy jazz, tango, swing jazz, polka e rockabilly, seriam os ingredientes que eles misturariam 30 anos depois nos temas instrumentais dos Retrofoguetes. 

Com participações em festivais por todo o país, o trio criado em 2002 é reconhecido como uma das mais conceituadas bandas instrumentais independentes do Brasil. O CD de estréia, Ativar Retrofoguetes! (2003, Monstro Discos), recebeu em 2004 a indicação ao Prêmio Claro de Música na categoria Melhor Disco de Música Instrumental. Em 2008, os Retrofoguetes tiveram a música "Asteróide Fantasma" incluída na trilha do comercial da Unimed intitulado "War - Smoke Kills More". 

A peça publicitária foi produzida pela agência F/Nazca S&S, uma das mais respeitadas do país e o comercial, recordista brasileiro em indicações, foi premiado com um Leão de Bronze e um Urso de Prata no Festival de Cannes. O segundo CD, Chachachá (2009, Indústrias Karzov - Independente) traz um trabalho mais amadurecido. O CD foi lançado oficialmente no palco principal do Teatro Castro Alves (Salvador/BA), em um show memorável e inédito, sendo os Retrofoguetes a primeira banda de rock a lançar um trabalho no teatro mais importante da Bahia. 
O primeiro single do disco, "Maldito Mambo!", valeu a premiação de melhor arranjo no Festival de Música da Rádio Educadora 2008 (Bahia-Brasil). Chachachá rendeu indicações para o Vídeo Music Brasil - VMB 2009 e citações em revistas especializadas, como Bravo! e Rolling Stone, esta última elegendo o CD entre os 25 melhores discos nacionais de 2009.

Banda: Retrofoguetes

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Instrumental Rock, Psychobilly, Rockabilly

Formação:
Julio Moreno (guitarra)
 CH (baixo) 
 Rex (bateria)

Links:

Contatos:
imprensa@retrofoguetes.com.br

Tentrio: Instrumental Rock (Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:

Release:

Tentrio é um power trio de rock instrumental formado em outubro de 2008, em Salvador-BA. Algumas opiniões sobre a banda:
"Salvador tem ficado boa em lançar bandas de rock instrumental. Depois das celebradas Retrofoguetes e Vendo 147, agora é a vez da TENTRIO. [...] Nesse primeiro trabalho, o power trio vai com desenvoltura do dub ao rock, passando pelo progressivo e heavy metal". (Jornal Correio)

"Uma banda que trabalha com uma certa maturidade diversos elementos do chamado post-rock praticado por nomes como Tortoise, Trans Am e Dub Trio, buscando uma harmonia com o rock clássico do Led Zeppelin [...]. Apesar de todas as referências aparentemente disparatadas, a TENTRIO conseguiu chegar num som plenamente palatável para todos". (Por Chico Castro Jr., no jornal A Tarde)

"A noite começou calma, as pessoas chegando à Boomerangue devagar, e às 23:20 sobe ao palco a novíssima TENTRIO. O trio logo de cara mostrou que tem potencial de gente grande e deixou os presentes hipnotizados com o seu instrumental super entrosado e com trilhas bem elaboradas, mais uma grata surpresa no cenário baiano. Após o show super aplaudido da TENTRIO, o Dj Big Bross assumiu o comando das pic ups". (Blog Quina Cultural)

"TENTRIO merece um detalhe a parte: mais sofisticado, tem canções (sem letra) que lembram o primeiro Led Zeppelin (o que se nota até pelo nome de uma delas, Cachalote, em óbvia referência a mítica Moby Dick)". (Por Lucas Jerzy Portela, no blog Último Baile)

Banda: Tentrio

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Instrumental\Rock

Formação:
João Marques - baixo
Thiago Jende - bateria
Eduardo César - guitarra

Links:

Discografia: 
(Disponibilizada pela banda na page do Facebook)
 EP Satânia (2007-2008) - http://www.mediafire.com/?v1m6cbv9nmefilv
 [Bootleg] The Dubliners Irish Pub (2012) - http://www.mediafire.com/?qpmy5oekndt1zcl
[Bootleg] Vitória da Conquista - BA (2012) - http://www.mediafire.com/?ao5190642usaz6q
[Bootleg] Feira de Santana - BA (2012) - http://www.mediafire.com/?jbczge8dpaqhq2n
 [Split] Tentrio + Hessel (2012) - http://tinyurl.com/6wzx9gl

Retro_Visor : Instrumental Rock (Salvador\Bahia)

Nenhum comentário:

Release:
O Retro_Visor busca mostrar uma linguagem universal da música instrumental colocando em evidência o Vibrafone como o comunicador, Harmonias, melodias, e improvisos. A comunicação entre a bateria, e o baixo elétrico ocorre uma interação implementando ao ouvinte a sensação de um único bloco sonoro.
É determinante no grupo a descentralização de um único solista ou de conceitos solísticos. O Retro_Visor caminha para uma rota de fuga do pensamento Ocidental de música instrumental, são: Levadas, Blocos, Seções, e reais improvisos.
Durante as apresentações surge ao fundo vídeos, foto clips, que transforma o som do grupo, são imagens levando para um pensamento mas reflexivo sobre a vida, o mundo, a Bahia, ao desapego material.Músicas autorais que passam pelo Rock, bossa nova, música Afro-brasileira, Funk, psicodelismo, música sinfônica...

Banda: Retrovisor

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Instrumental\Rock\Psicodélico

Formação:
Antenor Cardoso - vibrafone
Angelo Medrado - Bateria
Ricardo Cadinho - Baixo

Links:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...