segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Release: The Last Way of Madness (Suffocation of Soul) Por Júlio Neto

Nenhum comentário:
Release  por: Júlio Neto (Retch Distro)

Nota: 9,0 \ 10,0

A Suffocation of Soul foi formada no ano de 2006 na cidade de Poções, interior da Bahia. No ano de 2008 lançou seu primeiro registro, a demo “Demoniac Empire” na qual já demonstrava o seu potencial, fazendo um Thrash com toques de Speed e Heavy Metal. No ano passado (2012), lançaram este empolgante EP “The Last Way of Madness”. Infelizmente são apenas quatro faixas, que de tão empolgantes nem sentimos o tempo passar e os vinte e três minutos de duração voam. Aqui encontramos uma banda coesa e muito bem ensaiada. Destaque para a dupla de guitarristas Mauricio e Tarcísio com bases seguras e solos empolgantes. 
O vocal do André está muito bem colocado e encaixa perfeitamente no estilo do grupo. A cozinha formada por Marlon na bateria e André no baixo transpiram peso e segurança. O play abre com “Prellude To a Nuclear War” uma bordoada, rápida e nos lembra Nuclear Assault. Em seguida vem “The Last Way of Madness” e seus quase nove minutos de duração, com um grande trabalho de guitarras e passagens bem variadas. “No Escape of Slaughter” com fortes influências heavy/Speed, lembra Helloween (fase Walls of Jericho) e outro excelente trabalho de guitarras. O play acaba com a regravação de uma música da primeira demo “Demoniac Empire – Remixed” mais uma pancada Thrash na velocidade da luz. Com direito a paradas para banguear e testar seu pescoço e também a um grande solo de guitarra.


A parte gráfica acompanha o alto nível de composições, muito bem feita no formato envelope e com encarte bem feito com as letras e muitas fotos acompanham o CD. A gravação e produção do disco foram feitas por Ruckson em parceria com a banda na cidade de Vitória da Conquista-Bahia. O disco ainda vem com uma faixa bônus, o videoclip de “Prellude to a Nuclear War”. 
Banda muito promissora, que apesar de vir do interior da Bahia, não deixa se abater e supera as dificuldades com muita garra e competência. Ainda não tive oportunidade de vê-los ao vivo, mas soube que o show é matador. Finalizando com a ótima notícia gravando o tão esperado debut que deve sair ainda este ano. Suffocation of Soul, guarde bem este nome, pois ainda irá ouvir falar muito deles.


Banda: Suffocation of Soul

Gênero: Thrash Metal

Origem: Poções\Bahia

Álbum: The Last Way of Madness

Ano: 2012

Formação:
André Gonçalves> Baixo e Voz
Marlon Pacheco> Bateria
Mauricio Souza> Guitarra
Tarcísio Correia> Guitarra

Tracks:
1. Prelude to a Nuclear War
02.The Last Way of Madness
03.No Scape of Slaughter
04.Demoniac Empire

Links:





Release: Chaotic Genesis (Veuliah) Por Lucas Fernandes Corrêa

Nenhum comentário:
Resenha de CD originalmente publicada pelo site Delfos

Por Lucas Fernandes Corrêa

Se surpreender com um álbum é uma coisa bastante legal, ainda mais quando se trata de uma banda do nosso país. Para quem não conhece, o VEULIAH foi formado em Salvador lá em 1996, porém seu disco de estreia saiu apenas em 2005. “Chaotic Genesis” é o segundo álbum dos caras e ouvi-lo é uma experiência única.

Embora seja classificado como uma banda de Melodic Death Metal, a sonoridade do grupo está muito mais próxima de bandas do Black Metal Atmosférico, não devendo em nada para os grandes mestres do estilo, como os austríacos do Summoning.

Este álbum é difícil de colocar em palavras. Os caras arriscaram um pouco, criando melodias extremamente complexas que mudam de frenéticas para calmas a toda hora. Estas mudanças, porém, são executadas tão bem que parece que tudo foi perfeitamente calculado. Toda esta complexidade musical, com destaque para a sensacional coordenação da bateria de Thiago Nogueira e do baixo de Márcio Medeiros, aliada aos soberbos e constantes teclados de Luciano Veiga e uma produção impecável, cria uma ambientação que faz o ouvinte “viajar” durante as músicas. É fácil você se pegar parado sem fazer mais nada, apenas se imaginando em alguma floresta à noite, caminhando ao som das melodias.

Porém, quando você está embalado em seu passeio musical noturno, os solos de Ricardo Sanct e Julio Gouvêa te atingem como uma tempestade inesperada, lembrando que este é um disco de Metal e não a trilha sonora de um filme. Já o vocalista Fabio Gouvêa tem uma facilidade incrível para alternar entre vocais graves e rasgados, como um raio que corta os céus. Destacar uma faixa específica deste álbum também é muito difícil. Isto porque “Chaotic Genesis” é um daqueles raros álbuns com faixas muito boas que ficam melhores se você ouvir o CD do começo ao fim, e isto é muito legal. Às vezes, inclusive, parece que o disco todo é uma única canção. Mesmo assim, duas faixas me chamaram bastante a atenção: a excelente canção de encerramento “Ressurection” e a maravilhosa “Dark Heart”, que expressa bem toda a atmosfera do disco.

Se você nunca ouviu nenhuma banda de Metal Atmosférico, talvez possa estranhar esta minha resenha dizendo que este é um álbum para viajar quando se ouve. Isto realmente é uma coisa que não se descreve em palavras, apenas se sente. Mas se você puder colocar as mãos (e os ouvidos) nesta nova e brilhante pérola do Metal nacional, com certeza entenderá, e sentirá, o que estou falando. E se você já for familiarizado com o gênero, com certeza vale a pena correr atrás deste ótimo disco e desfrutar de toda a mágica atmosfera que ele cria.


Banda: Veuliah

Origem: Salvador\bahia

Gênero:  Dark Metal

Álbum: Chaotic Genesis

Ano: 2013

Links:
Facebook
Site Oficial
Myspace

Formação:
Fabio Gouvêa (vocal)
Julio Gouvêa (guitarra)
Ricardo Sanct (uitarra)
Márcio Medeiros (baixo)
Luciano Veiga (teclado)
Ricardo Agatte (bateria)

Tracks:
01. Chaotic Genesis
02. Momentum
03. United Solitudes
04. Just to be Denied…
05. Dark Heart
06. Lost by Time
07. The Edge
08. Resurrection

Cidadão Dissidente: Convida várias bandas dia 06/09 no Offsina Music Lounge...

Nenhum comentário:

Evento: Cidadão Dissidente Convida
Data: 06 de setembro de 2013
Hora:  À partir das 19:00 hs
Banda: Cidadão Dissidente
Bandas Convidadas:
19hs : Canalhas Rock
20hs : Declinium (Camaçari)
21hs : Toy Destroyers (Salvador)
22hs : Cidadão Dissidente 
23hs : Violência Suburbana 
00hs : Riverman (Camaçari)
01hs : Papo Reto (Cover CBJr)
Local: Boate Offsina Music Lounge
Cidade: Feira de Santana \ Bahia
Ingresso: R$ 10,00

Síncope: Heavy Metal (Salvador \ Bahia)

Nenhum comentário:

Release:
A Síncope é uma Banda de Heavy Metal baiana nascida no ano de 1992 e considerada umas das bandas mais atuantes do cenário do Rock baiano nos anos noventa. O grupo se apresentou em diversos eventos importantes do estado, com destaque para a vitória do concurso de bandas Top Bizz Cajuba que na oportunidade concorreram mais de mil bandas da Bahia. A grande final foi no Clube Baiano de Tênis com a participação da banda Titãs. A Síncope também participou por três anos seguidos do Palco do Rock, importante evento que ocorre em pleno Carnaval baiano. Outra ocasião importante foi a indicação para o Troféu Caymmi, fato que marcou a banda porque foi a primeira banda desse estilo musical a participar deste evento.

Banda: Síncope

Origem: Salvador\Bahia

Gênero: Heavy Metal

Formação:
Ronaldo Pitanga - Vocal
Bruno Uzêda - Guitarra
Maurício Uzêda - Contra-baixo
Tito Mutti - Bateria

Links:

Release: Metal 13 (Hatend) Por Júlio Neto

Nenhum comentário:
Por : Júlio Neto (Retch Distro)
Nota: 9,0 \ 10,0

Hatend foi formada na cidade de Paulo Afonso- Bahia no ano de 2003 com a proposta de fazer um trabalho sério, com composições próprias, tendo como ponto de partida o Thrash Metal e seguindo rumo ao seu próprio caminho. Cinco anos após, lançam o seu Debut “Unloading The Hate” (2008), que lhes rendeu uma tour pelo nordeste. Passados mais cinco anos, eis que chega a minhas mãos o novo trabalho do grupo, intitulado “Metal 13”. 
Este é um trabalho que mostra como o nosso underground é rico, pouco divulgado e terrivelmente pouco reconhecido. “Metal 13” é um baita álbum, adquirir este CD é certeza de diversão garantida. O som da banda como dito antes, é um Thrash Metal bem trabalhado, claramente influenciado por nomes como os thrashers Pantera, Metallica, Testament e Slayer, misturado com Children of Bodom. Complicada mistura, mas que funciona perfeitamente. Os músicos estão afiados, tocam com muita garra e competência. O vocal do Jurandir está ótimo, as guitarras de Carlos Alberto e Deiveson são um show a parte, com altos riffs e solos e a cozinha muito pesada e segura, graças ao baixo de Kilter e a batera do Calmon. Temperando ainda mais esta mistura, o teclado do Cleyton foi uma ótima aquisição, muito bem encaixado. Criando altos climas. Com músicas cantadas em português e em inglês, o disco conta com 10 músicas e trinta e dois minutos de duração. Ouvi repetidamente este disco por dois dias antes de sentar para escrever esta resenha e mesmo assim, indicar uma faixa como destaque foi tarefa bem difícil. Mesmo assim, vale a pena citar a faixa “Aniquilação”, cantada em português, com a letra falando dos riscos e horrores de uma guerra nuclear. Para acompanhar, um thrash pesado e violento, com um bonito solo de guitarra. “I Wan´t For Me” é para testar o pescoço. Altas paradas sincronizadas, guitarras cortantes e pesadonas. Por mais homogêneo que seja, com todas as faixas de muita qualidade, é impossível não apontar a música “Land of Forgetfullness” como o destaque do CD, abre com o teclado acompanhado com bumbos duplos e paradas cadenciadas para banguear. O vocal do Jurandir está furioso, transbordando a raiva que está na letra. Misturando partes rápidas com outras mais cadenciadas, ainda conta com outro bonito solo de guitarra. “Down With Hands of Power” começa com o teclado e então o baixo assume com todo o peso e comanda a festa. O refrão é grudento, cantado em cima de uma harmonia baixo, teclado e fica na cabeça mesmo após acabar o disco e para variar, um solo de guitarra inspirado. “Hatend” é rápida e violenta, um “thrasão”. Citei cinco, mas poderia facilmente ter citado todas dez faixas. Ouça que é garantia de qualidade.
Mais uma ótima banda vinda de terras baianas. Este é um disco que merece ser bem divulgado para que o máximo de pessoas dentro do underground, pois vale muito a pena e que o seu sucessor não leve mais cinco anos para chegar. Finalizando com uma pergunta meio que de brincadeira, teria aqui a Hatend gravado um excelente disco de Melodic Thrash? Peço ajuda aos universitários...


Banda: Hatend

Origem: Paulo Afonso\Bahia

Gênero:  Death\Thrash Metal

Álbum: 13

Ano: 2013

Contato:
Facebook

Formação:
Jurandir - Juju Death (vocal)
Carlos Alberto - Dinda The Whiter (guitarra)
Kilber (baixo)
Deiveson - Profeta (guitarra)
Gleyton (teclado)
Calmon Hebert (bateria)

Tracks:
01. Prenuncio (Intro)
02. Aniquilação
03. I Want For me
04. Greeneyes
05. Land of Forgetfulness
06. Down With Hands of Power
07. Hatend
08. Dream
09. 11-09-2001
10. Fall (Instrumental)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...