terça-feira, 17 de setembro de 2013

O que são as Big Bands?

Nenhum comentário:

Big band é uma expressão da língua inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. Esse tipo de formação foi muito popular dos anos 20 aos anos 50, período que conhecido como a Era do Swing. É uma das formações musicais mais usadas pelos artistas de jazz.

Duke Ellington
Uma big band consiste, basicamente, de 12 a 25 músicos e contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os saxofones (2 saxofones altos - 1°e 3° sax altos; 2 saxofones tenores - 2° e 4° sax tenores; e 1 saxofone barítono - 5° sax barítono. Ocasionalmente 1 ou 2 saxofones sopranos), os trompetes, e trombones (3 trombones tenores e 1 trombone baixo),1 e a 'cozinha', é como é denominada nas big band's o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo, e é formado de: guitarra, bateria, baixo ou contrabaixo, e piano. Algumas big band's usam um terceiro naipe em sua formação que a amplia na execução harmônica e também em alguns solos, o naipe de cordas, composto de: violino, viola, violoncelo, e contrabaixo. Algumas Big Band's podem ainda admitir outros instrumentos como flauta, clarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical. Os termos banda de jazz, orquestra de jazz e dance band, também são usados.
As músicas tocadas pelas big bands possui, geralmente, arranjos mais elaborados, muito frequentemente sendo previamente preparados e escritos em partituras. Ali, os solos e improvisações são executados nos momentos determinados no arranjo. Que se progagou no Brasil na década de 60.
É das Big Bands também que provém a expressão band leader, que é assim chamado o artista no qual influencia toda a banda, que se inspira e o segue, por exemplo: na linguagem e dinâmica ao interpretar certas frases da musica. Esse artista geralmente é o 1º trompetista.
Dentre as maiores big band's estão, por exemplo, as dos artistas: Maynard Ferguson, Dizzy Gillespie, Count Basie, Duke Ellington, Phil Collins, Glenn Miller, Benny Goodman, Frank Sinatra
Fonte: Wikipédia

Cross of Souls: Thrash Metal (Cruz das Almas \ Bahia)

Nenhum comentário:

Release:
Criada em meados de 2002 na cidade de Cruz das Almas-BA, a Cross of Souls foi formada por 5 amigos que tinham em comum o sentimento forte pelo rock. Com o passar do tempo a banda passou por vários subgêneros até se consolidar como uma banda de Thrash/Death Metal. Até o seu encerramento em 2007, a Cross of Souls estabilizou-se como banda importante no seu cenário e acumulou algumas conquistas como abrir shows para a banda baiana Cobalto e a Finlandesa Sinking; ter um review sobre o seu show (também) na revista nacional Rock Brigade, além de ter sua participação confirmada em vários eventos em sua cidade e regiões circunvizinhas.
No ano de 2013, a banda resolve, oficialmente, retornar as atividades com algumas mudanças em sua formação e suas composições. Atualmente, a mesma encontra-se arquitetando e produzindo a sua primeira demo oficial.

Banda: Cross of Souls

Origem: Cruz das Almas\Bahia

Gênero: Thrash Metal, Death Metal

Formação: 
Cleydson Fagundes – Vocal
Tiago Marques – Guitarra
Paulo Sampaio – Guitarra
Paulo Santiago – Baixo
Lucas Costa - Bateria

Links:
Facebook

Contatos:
cosband@ig.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...